Florais de Bach

Dr. Bach dizia: ”O sofrimento é o mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.

As essências Florais de Bach originais são naturais e tem origem no Bach Centre, local onde Dr.Bach viveu seus últimos anos em Mount Vernon, na Inglaterra. Sua manipulação obedece a rígidos padrões de produção, desde sua época original.
Ele compreendeu como as flores e plantas afetavam seus pensamentos e que para cada estado emocional apresentado, existia uma flor ou planta cuja essência possuía um padrão vibratório igual, proporcionando o equilíbrio. Princípio similar ao da homeopatia.

“As essências Florais de Bach, tratam a pessoa, não a doença; a causa e não o seu efeito”

Seu benefício terapêutico é obtido através da memória da água e da potência terapêutica de determinada flor ou planta, por meio de manipulação adequada.

Nesse contexto, a terapia floral tem por objetivo identificar as causas de conflitos emocionais, sendo um aliado poderoso ao processo psicoterápico. Não visa somente o alívio imediato dos sintomas, mas busca transparecer os conteúdos dolorosos e escondidos no nosso psiquismo, para que possam ser resignificados, elaborados e sublimados ao longo do processo da psicoterapia, proporcionando um verdadeiro suporte emocional.

Embora existam inúmeras listas que relacionem os florais aos sintomas, os resultados são mais positivos e assertivos, quando a seleção dos florais é orientada por um terapeuta especializado, pois dentro de um estudo aprofundado das questões relacionadas ao cliente, com observação técnica, será identificado e avaliado o que está constelado em seu psiquismo e não como ele, cliente, se vê no momento, pois está carregado de pensamentos, idéias e, conseqüentemente, conclusões distorcidas de sua própria realidade.

A terapia floral é um suporte para os conteúdos dolorosos que vem à tona no momento da psicoterapia, e quando um conflito é dividido com um profissional preparado, sua carga se reduz significativamente, e com o uso dos florais nesse processo, o impacto das emoções fortes, próprios da terapia, são gradativamente  diluídos, melhorando o estado de ânimo para as próximas etapas, recuperando-se a energia.

A terapia do Dr. Edward Bach é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por mostrar-se eficaz no tratamento das emoções, atuando como catalisador, trabalhando as emoções negativas e não suprimindo-as.

Quando falamos de impulsos destrutivos naturais do ser humano, falamos também da necessidade e tendência em desenvolver uma virtude oposta, para isso contamos com as 38 essências coadjuvantes e o Rescue Remedy, correspondentes a cada característica emocional apresentada em um profundo estudo do si mesmo, promovendo o autoconhecimento.

Sandra Lanza Panazzo.
Psicoterapeuta